Criado: 04/06/2026 13:55 -03
Eu usei o NetBSD por dois meses mas ontem eu decidi voltar a usar o Artix Linux. Vou comentar um pouco sobre.
Cada distribuição é feita pegando vários pedaços de diferentes projetos e juntando-os. O kernel vem de um lugar, a libc vem de outro, os programas de linha de comando vem de outro, a interface gráfica de outro... e assim por diante. Os grupos que tomam de conta de cada um desses projetos geralmente não tem ligação entre si.
Se tu encontrou um bug no comando 'ls' tu não vai contatar as pessoas responsáveis pela distro mas sim as pessoas responsáveis pelo coreutils - e que como eu disse antes pode não ter ligação direta com a distribuição. O mesmo vale para as outras partes.
É como se cada distribuição fizesse suas "gambiarras" para fazer todas as partes funcionarem bem entre si. As vezes, o mesmo programa tem comportamentos diferentes entre as distribuições. Eu acho isso tudo uma bagunça.
Os BSDs por sua vez são sistemas completos no sentido de que tudo é feito voltado para o
melhor funcionamento do sistema. Então, por exemplo, o kernel do NetBSD é feito para o NetBSD, a libc
do NetBSD é feita para o NetBSD, os programas de linha de comando do NetBSD são feitos
para o NetBSD, e assim por diante. É tudo uma coisa só. Para qualquer problema que tu venha
a ter tu entra em contato com a comunidade do NetBSD e ponto final.
Isso me atraí.
Vou ser honesto. A conclusão que cheguei é que eu estava buscando ser diferente dos demais. No fundo eu queria chamar a atenção, ou me enquadrar em um grupinho de elitistas que abominam o mouse e fazem tudo através do shell e atalhos de teclados e usam sistemas pouco falados. Fui influênciado pelo Luke Smith e outro bando de esquisitos baseds.
Tem mais do que isso, por exemplo, o fato de que o kernel do Linux é em grande parte desenvolvido por Big Techs, onde hoje tem muito código gerado por I.A e sabe-se lá o tanto de backdoor que já deve existir e eu não sei. Também o fato de que as grandes distribuições(Ubuntu, Fedora, etc.) parecem estar querendo criar seus próprios "Windows" - e as decisões delas e seus projetos associados respingam por todas as outras distribuições - a presença daquela igreja do Rust e mais outros bandos de grupos ideológicos espalhados por inúmeros projetos open-source...
Tem pouco ou quase nada disso nos BSDs. De todos os três BSDs principais, o NetBSD é o mais tradicional e que tem maior portabilidade. Ele também é meio que o menos popular dos três, e me atraí não usar o que é usado por todos - mais uma vez, o papo de querer ser diferente. O sistema assim como todos os outros BSDs é bem documentado, organizado, mais seguro que o Linux, e o código fonte é muito legível - sério, não é como os códigos dos projetos GNU onde é entupido de macros em todos os cantos. O gestor de pacotes dele, pkgin, juntamente com o pkgsrc são muito bem feitos. Foi a melhor experiência que tive com gestor de pacotes.
Então porque eu sai? Primeiro porque como um todo o sistema era lento, não tinha suporte ao MTP do Android, , não tem tanta informação na internet sobre - a melhor forma de saber algo era mandando e-mail na mailing list perguntando sobre - e por fim, no fundo no fundo não era onde eu queria estar.
Usei softwares suckless como o dwm, dmenu e o st. Os únicos outros programas de interface gráfica que usei foram o Firefox e o leitor de PDFs. De resto, tudo era pelo terminal. Sério, tudo mesmo. Desde ler e-mails, tirar screenshot e ouvir música. Mas no fim, eu valorizo muito mais o meu tempo fazendo três cliques com um mouse do que digitando um comando de 20 caractéres para fazer o que eu quero, só para pagar de minimalista, "verdadeiro seguidor da filosofia Unix" e que usa o mínimo de recursos possíveis da máquina.
Eu também gosto mais de um sistema com aparência tradicional, tipo, Windows XP. Meu desktop environment predileto é o Mate e lá no NetBSD não tinha um bom suporte a ele.
Artix. Primeiro porque não usa systemd, segundo porque tem a AUR e terceiro porque é estupidamente rápido no meu computador. Era o que eu usava antes. Tão cedo eu não migro de novo agora que eu finalmente me aceitei, aceitei a idéia de que não existe um sistema perfeito assim como também de que no final das contas, tanto faz. Ninguem se importa de verdade com o que tu usa e faz sabia? Se o teu sistema satisfaz todas as tuas necessidades, te deixa livre para fazer o que quiser, não enfia I.A em todos os cantos e não te espiona, pronto. Continue onde está.